Pilates Clínico - Pilates Contemporâneo

Qual é a sua principal dúvida quanto à formação em Pilates Clínico Contemporâneo?

Muitos alunos tem dúvidas sobre o que podem fazer com uma formação em Pilates? Vale a pena? Qual o tempo de formação?

Separei as 10 principais perguntas sobre a formação que recebo em todos os países onde dou os cursos.
As possibilidades são várias. Os alunos geralmente se interessam por modalidades diferentes, e tendem a escolher mais de uma modalidade para se especializar.

Veja aqui as 10 perguntas sobre o Pilates Clínico Contemporâneo como carreira:

Como saber se sou apto a estudar Pilates Contemporâneo? Quais os requisitos?

O Pilates Contemporâneo é de formação em Pilates Clínico e Condicionamento Físico. Logo, para ser aluno da nossa escola é preciso ser graduado em Fisioterapia ou Educação Física, ou estar cursando até o 6º período.

O que posso fazer com uma formação em Pilates Contemporâneo?

Com a Formação em Pilates Contemporâneo o formando esta apto a trabalhar com Pilates Clinico e com condicionamento físico em studios de Pilates, Clínicas de Fisioterapia, acadêmias, prestar serviço a empresas e escola.

Qual o tempo de formação médio dos cursos?

A formação de Pilates Clínico dura 11 dias com carga horário de 160 h/a.
A formação de Bolas assim como a de Fitas Suspensas tem duração de 3 dias , com carga horária de 40h/a. E a formação do Curso de Pilates Avançado tem duração de 9 dias com 110h/a.

A formação em Pilates Contemporâneo é reconhecida?

A certificação é reconhecida em todo território Brasileiro e Europeu, em países como Suíça, Portugal, Espanha, entre outros.

O que a formação em Pilates Contemporâneo tem de diferente da formação convencional em Fisioterapia?

A formação em Pilates Contemporâneo é um curso extensão universitária e pós graduação com conteúdo extremamente relevantes a atuação profissional dos profissionais Fisioterapeutas e Educadores Físicos com conteúdos que não são ensinados na graduação comum destes profissionais.

Após me formar, o que acontece? Sou acompanhado(a)?

Com a conclusão do curso clínico o aluno já esta apto a atuar com método Pilates, nossos alunos são rapidamente absorvidos no mercado de trabalhos seja em nossa unidade fraqueadas pelo Brasil, que hoje são 30 unidade do Instituto Pilates ou por outros studios. Com a conclusão da formação clínico o aluno pode ingressar diretamente em nosso cursos de Pós Graduação sem precisar fazer o processo seletivo e assim continuar o processo de especialização.

Tenho dúvida sobre qual modalidade escolher, o que faço?

Como não tenha nenhuma formação em Pilates o ideal é começar os estudos pelo Pilates Clínico. Esta formação é o alicerce da estrutura de conhecimentos do método Pilates, caso já tenha formação em Pilates pode escolher os cursos avançados de Bolas, Fitas Suspensas, Pilates Solo, Rolos e aparelhos.

Existe uma ordem dos cursos? Qual seria a ordem ideal?

O ideal na formação é primeiro fazer o curso de Pilates Clínico e na sequência de Bolas, com as duas formações o aluno receberá uma certificação de 200h/a (alguns conselhos de Fisioterapia só reconhecem certificações com no mínimo 200h/a).

Na sequência o curso de Fitas Suspensas que são excelentes para os alunos em atendimento domiciliares, academias, clínicas e studios e é um recurso magnífico em treinamento de força. Por último o curso Avançado, onde o formando terá acesso q todo conhecimento avançado de Pilates Solo, rolos, Magic Circle, Standing Pilates e Aparelhos.

O 'custo x benefício' dos cursos Pilates Contemporâneo vale a pena?

A escola Pilates Contemporâneo forma profissionais há 14 anos no Brasil e Europa, são mais de 14 mil alunos formados. Fomos a primeira escola da Brasil a fazer prova de qualificação para obtenção da certificação, isso demonstra nosso cuidado com o profissional que esta sendo inserido no mercado de trabalho. Somos hoje o único curso de Pós Graduação no âmbito nacional.

Penso em abrir (ou tenho) um Studio de Pilates. Os cursos servem para mim?

Sim! Além da alta qualificação podemos contribuir no sonho do nosso aluno de ter seu próprio negócio, com as franquias de Pilates Instituto Pilates que hoje são 30 unidade no Brasil. Também indicamos nossos alunos para outros studios que precisam de profissionais.

Você tem mais alguma dúvida?

Todas as suas dúvidas são importantes para nós. Não hesite em nos perguntar.

Ingrid Quartarolo

Ingrid Quartarolo

Fundadora do Pilates Contemporâneo®, Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Desporto e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Com reconhecimento internacional pela investigação na área do Pilates, Ingrid é uma das poucas profissionais que viveram e aprenderam diretamente com discípulos de Joseph Pilates. Ingrid especializou-se no método Pilates pelas melhores escolas mundiais - Estados Unidos, Canadá, Argentina, Inglaterra, Brasil e Austrália. Foi na aliança entre a sua prática clínica, experiência acadêmica e profissional, que nasce o conceito do Pilates Contemporâneo®: a fusão dos principais e mais importantes conceitos de escolas como STOTT PILATES® Education (Canadá), Pilates Method Alliance® (EUA), Peak Pilates® (Holanda) e APPI® (Reino Unido). Uma formação que partilha e integra diferentes conceitos, de diferentes escolas, que estão na base do crescimento e progressão do Pilates.