Fibromialgia e pilates: sim, você pode fazer!

By agosto 17, 2017 Artigos

O DIA NACIONAL DA SAÚDE é comemorado em 5 de agosto! A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da valorização da saúde e dos cuidados que devemos ter em relação a ela. Por isso, esta coluna será sobre uma doença que afeta cerca de 3% da população brasileira: a FIBROMIALGIA (faço questão de escrever em caixa alta).

Trata-se de uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes, fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações.

Fisioterapeuta, instrutora e monitora do curso pilates contemporâneo clinico, especialista em Reeducação Postural Sensoperceptiva pela Ebom. Formação em bandagem funcional elástica Therapy Taping Method; em Disfunções Temporo Mandibulares e ATM; em Liberação MIOFASCIAL e em Reiki. Contatos: (31) 99104-6410 ericaboscatte@gmail.com

Fisioterapeuta, instrutora e monitora do curso pilates contemporâneo clinico, especialista em Reeducação Postural Sensoperceptiva pela Ebom. Formação em bandagem funcional elástica Therapy Taping Method; em Disfunções Temporo Mandibulares e ATM; em Liberação MIOFASCIAL e em Reiki. Contatos: (31) 99104-6410 [email protected]

Os pacientes costumam dizer que “não há nenhum lugar do corpo que não doa”. Junto com a dor, surgem sintomas, como a fadiga (cansaço), o sono não-reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações, entre elas problemas de memória, concentração, ansiedade, formigamento, dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Atenção: pontos mais frequentes de dores na fibromialgia

Atenção: pontos mais frequentes de dores na fibromialgia

Não existe ainda uma causa definida. Normalmente, a dor surge sem motivo, mas, às vezes, pode ser desengatilhada por traumas psicológicos, físicos (como uma lesão provocada por um acidente de carro ou infecções). O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

A Fibromialgia é bastante frequente. Para se Brasil ter ideia, está presente em aproximadamente 3% das pessoas. E acomete mais mulheres do que homens. Costuma aparecer entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes!

A Fibromialgia é bastante frequente. Para se Brasil ter ideia, está presente em aproximadamente 3% das pessoas. E acomete mais mulheres do que homens. Costuma aparecer entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes!

É uma doença em que não há uma lesão dos tecidos, inflamação ou degeneração. Nem necessita de intervenções cirúrgicas. Mas atenção: afeta consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. A reação a dor nota-se na presença de depressão, afastamento social, alteração do sono e cansaço.

Tanto a ansiedade quanto a depressão influenciam negativamente a fibromialgia, de forma semelhante ao que ocorre em outras doenças. A depressão é muito frequente nesta doença, estando presente em até 50% das pessoas.

Em relação ao diagnóstico, não existem exames. Ele é totalmente clínico, feito através dos sinais e sintomas. Ao examinar o paciente, o médico pode observar uma grande sensibilidade aos pontos específicos dos músculos. São os chamados pontos dolorosos.

Embora ainda não tenha sido descoberta a cura para a fibromialgia, em muitas pessoas ela melhora com o tempo. A fibromialgia não deve ser encarada como uma doença que necessita de tratamento, mas sim como uma condição clínica que requer controle.

Fibromialgia e a prática do pilates:

Pilates é uma técnica que trabalha o corpo e a mente em conjunto, tendo como principais benefícios:

  • Melhora da respiração
  • Melhora da concentração
  • Melhora da ansiedade e alívio do estresse
  • Promove o bem-estar
  • Correção da postura
  • Ganho de força muscular
  • Flexibilidade
  • Melhora do equilíbrio e coordenação motora

A prática de pilates se mostra de uma forma muito eficiente em prol da melhora da qualidade de vida das pessoas , tornando mais fácil a prevenção e reabilitação física, e nos aspectos emocionais, tais como depressão e ansiedade.

Uma única palavra que define o pilates em todos os seus benefícios: SAÚDE (novamente letras garrafais).

Saúde é um estado de completo estado físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças

“A gente quer é ter muita saúde. A gente quer viver a liberdade. A gente quer viver felicidade…” (Gonzaguinha)

“O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É muito importante lembrar de nossa saúde diariamente”

Que tal começar a praticar esse método que pode trazer tantos benefícios para seu bem-estar e para sua saúde?

Quer saber mais? Entre em contato. Será um prazer atendê-lo(a)!

 

Fonte: http://www.jornaldopadreeustaquio.com.br/703-2/
(31) 99104-6410 – [email protected]

Ingrid Quartarolo

Ingrid Quartarolo

Fundadora do Pilates Contemporâneo®, Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Desporto e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Com reconhecimento internacional pela investigação na área do Pilates, Ingrid é uma das poucas profissionais que viveram e aprenderam diretamente com discípulos de Joseph Pilates. Ingrid especializou-se no método Pilates pelas melhores escolas mundiais - Estados Unidos, Canadá, Argentina, Inglaterra, Brasil e Austrália. Foi na aliança entre a sua prática clínica, experiência acadêmica e profissional, que nasce o conceito do Pilates Contemporâneo®: a fusão dos principais e mais importantes conceitos de escolas como STOTT PILATES® Education (Canadá), Pilates Method Alliance® (EUA), Peak Pilates® (Holanda) e APPI® (Reino Unido). Uma formação que partilha e integra diferentes conceitos, de diferentes escolas, que estão na base do crescimento e progressão do Pilates.