Gestão de alunos idosos para estúdios de Pilates - E-book

O Perfil Demográfico do Idoso

A faixa etária da terceira idade é a que mais cresce em termos proporcionais no mundo inteiro, e esse mercado reúne hoje mais de 14 milhões de consumidores no Brasil, o que significa mais de 14% da população adulta, dados do IBGE.

Engana-se quem considera esse público experiente como só um dos muitos tipos de praticante da atividade física Pilates. Cerca de 43% dos estúdios de Pilates são formados por adultos entre 50 a 65 anos e dessa parcela, aproximadamente 68% são mulheres.

Pode esquecer o estereótipo de vovôs e vovós pacatos, ranzinzas e com falta de ânimo. A melhor idade (umas das formas de chamar a terceira idade) estão bastante ativos, buscam a vida saudável, qualidade de vida e energia para completar seus objetivos que durantes os anos foram sendo adiados. Além disso, querem estar atualizados e usufruir do melhor que o mundo moderno tem a os oferecer.

Segundo pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), divulgada em seu site no dia 27/02/2013, os idosos brasileiros estão consumindo muito mais em produtos e serviços de tecnologia, saúde e lazer. São autônomos, independentes e poder sobre sua decisão de compras: supermercado, aquisição de veículos, de TV moderna, de celulares e eletrônicos, viagens nacionais e internacionais, aprender novos hobbies e atividades físicas.

Infelizmente ainda existe um equívoco sobre as preferências e comportamentos de consumo do idoso. É bom entendermos que eles não querem ser segregados ou tratados como seres de outro planeta, logo não é preciso diferenciar um serviço como “ideal para a terceira idade”, mas é necessário que o produto ou serviço possa ser consumido por esse público, observando-se as tendências, a boa utilização de materiais publicitários, o cuidado e respaldo técnico que gere conforto e segurança, e o cuidado na postura e comportamento de atendimento que evite exageros.

Refletir em todos esses elementos é a melhor forma de atrair, converter e fidelizar esse público tão importante para os estúdios e ser um vetor importante na manutenção e melhoria da qualidade de vida deles.

Encantando a melhor idade

1. Gere confiança

O público da terceira idade é mais confiável em seu comportamento não somente no pagamento de suas contas, mas também é mais fiel quando está satisfeito com a qualidade e o valor agregado do que consume. Sendo assim, tende a fidelizar-se por mais tempo ao estúdio.

2. Tenha um preço justo

Em geral, os idosos tendem a não querer a pagar mais pelos serviços e produtos, a não ser que isso signifique livrá-los de algum desconforto ou dores físicas. Ao primeiro momento, essa informação pode parecer um diferencial, mas mesmo assim, esses consumidores irão atrás de melhores preços. O que é um agravante devido a grande quantidade de estúdios de Pilates e a pouca especialização e diferenciais nós estúdios.

Valor agregado pode parecer um termo recente, mas os consumidores da melhor idade chamam isso de preço justo. É também um comportamento de pessoas maduras em ser mais responsáveis e mais atentas quanto à importância de honrar seus pagamentos em dia e seu nome limpo, por isso incentive esse comportamento e crie condições ou mimos especiais para os bons pagadores.

3. Escute as Queixas

Pesquisas apontam que 62% deles procuram ter uma dieta balanceada, 34% praticam esportes ou exercícios ao menos uma vez por semana e 83% afirmam que pagariam qualquer preço por saúde e bem-estar.

Esse interesse não é à toa, pois o envelhecimento acarreta mudanças fisiológicas e psicológicas. Com essas mudanças, a propensão de doenças degenerativas e crônicas surgem com mais frequência, bem como uma perda natural da audição, visão, tonos musculares, doenças relacionadas a coluna, quadril e joelhos, e até mesmo a comunicação e desajuste psicossociais.

4. Foco nas soluções, não nos problemas

O atendimento de uma forma diferenciada ao idoso, a postura correta e a forma de comunicação atenciosa com esse público é essencial. Bom, mas como podemos fazer isso? Aqui vão algumas dicas úteis: seja paciente, fale devagar e com clareza, se necessário fale um pouco mais alto do que de costume, demonstre seu serviço de forma minuciosa, ofereça uma cadeira para sentar ou um copo de água e conte histórias de como os benefícios mudaram a vida de outros pacientes da terceira idade.

No momento de atendimento dessa clientela, é necessário dominar com maestria os benefícios que a pratica do Pilates traz para o bem-estar e qualidade de vida desse público. Encaixar os benefícios como um meio para alcançar objetivos pessoais e auxiliar a sanar problemas de saúde é a melhor forma para convertê-los em alunos.

E quais são esses benefícios? Podemos citar os mais comuns como aliviar e a reduzir as dores de qualquer área do corpo, a aumentar a força muscular, aumentar da flexibilidade e mobilidade, aliviar o estresse, prevenir lesões, melhorar os reflexos, equilíbrio e a propriocepção, melhorar a velocidade de andar, melhorar a autoestima, melhorar o condicionamento físico como um todo, ajudar a diminuir a depressão, ajudar a manter o peso corporal, corrigir a postura, deixando a coluna vertebral com o melhor alinhamento o possível, fortalece os músculos das pernas, dos braços, das costas, do quadril e dos peitos, ajudar na manutenção densidade óssea (prevenindo a osteoporose), ajudar no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares e muitos outros benefícios.

5. Fidelizar é manter um ótimo relacionamento!

Por esses e outros motivos que o melhor é fazer conexões sinceras e claras com o cliente da melhor idade, independente dos meios de venda, pois esse público deseja uma abordagem de marketing diferente e personalizada. Fica a dica em preparar peças publicitárias de uma forma especial, valorizando as características desse público e o investimento em treinamento de funcionários como ponto de partida, pois no mínimo eles precisam ser bons ouvintes e estarem atentos em saber como demonstrar os diferenciais do seu serviço.

É hora de empregar estes dados para encantar mais esse público tão carente
de diferenciais e serviços de qualidade. São consumidores que procuram adquirir
o melhor e é imprescindível estarmos prontos para essa oportunidade.

Ingrid Quartarolo

Ingrid Quartarolo

Fundadora do Pilates Contemporâneo®, Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Desporto e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Com reconhecimento internacional pela investigação na área do Pilates, Ingrid é uma das poucas profissionais que viveram e aprenderam diretamente com discípulos de Joseph Pilates. Ingrid especializou-se no método Pilates pelas melhores escolas mundiais - Estados Unidos, Canadá, Argentina, Inglaterra, Brasil e Austrália. Foi na aliança entre a sua prática clínica, experiência acadêmica e profissional, que nasce o conceito do Pilates Contemporâneo®: a fusão dos principais e mais importantes conceitos de escolas como STOTT PILATES® Education (Canadá), Pilates Method Alliance® (EUA), Peak Pilates® (Holanda) e APPI® (Reino Unido). Uma formação que partilha e integra diferentes conceitos, de diferentes escolas, que estão na base do crescimento e progressão do Pilates.