Pilates Contemporâneo na Prevenção da Dor Lombar - Ebook

Quem nunca sofreu com uma dor lombar? Constantemente vemos em nosso dia-a-dia um amigo, familiar ou até mesmo, nós reclamamos dessa incômoda dor… Às vezes essa “dorzinha” se perpetua tornando-se crônica, e as causas dessa dor nas costas são diversas, entre elas: má postura, fraqueza muscular, falta de flexibilidade, degeneração dos discos intervertebrais, etc.

A literatura científica atual mostra que a dor lombar está profundamente relacionada à escassez de controle sobre a musculatura profunda relacionada à coluna lombar e torácica.

Sendo a dor lombar causada por muitos fatores, seu tratamento também deve abordar muitos fatores e o Método Pilates, desenvolvido por um alemão de nome Joseph Pilates, se mostra uma alternativa de tratamento completa e cada vez mais indicada para esse fim. O Método visa, através dos seus exercícios, harmonizar os movimentos do nosso corpo, melhorando assim nossa postura, fortalecendo a musculatura e dando melhor flexibilidade às nossas articulações, o que irá reduzir as dores nas costas.

É bom ressaltar que os benefícios do método não se aplicam somente as dores nas costas mas também à outras doenças que afetam o movimento humano e que, também os indivíduos saudáveis se beneficiam da prática do Pilates.

Para a prática do Método Pilates é necessário assimilar desde o início os princípios do método: concentração, respiração, repetição, equilíbrio e simetria, centro de força, movimento fluido e contrologia. Claro que todos esses princípios devem ser aliados à uma criteriosa avaliação e a uma boa instrução por parte de um instrutor devidamente qualificado.

O método da Contrologia, como era chamado, foi desenvolvido por Joseph H. Pilates, na Inglaterra. Joseph era alemão e estava preso em uma ilha chamada Isla of man, com a finalidade de manter seu próprio condicionamento físico Joseph iniciou uma pratica de todos de exercícios no solo onde ele reuniu todas as modalidades por ele praticada, como a ginástica grega, yoga, boxe, ginástica natural. Apesar de toda a situação nada confortável da guerra Joseph passava fisicamente bem, o que fez com que sua “ginástica” fosse praticada, por todas as pessoas ali presentes. Essa pratica é atualmente conhecida como Pilates Solo ou Matt Pilates. Passados quatro anos nessa ilha, esta passou a receber os feridos da guerra, foi quando Joseph começou a utilizar seus exercícios que eram feitos no solo em cima dos leitos, com a finalidade de melhorar a condição física dos pacientes acamados. Nesse momento ele pensou em criar aparelhos que pudessem facilitar a execução desses exercícios, nesse momento nasce os aparelhos de Pilates que são utilizados até os dias atuais, o Refomer, Cadilac, Step Chair, Ladder Barril, entre outros.

Ao terminar a guerra Joseph Pilates muda-se para a América onde , abre sua sala de praticas de Contrologia, e fundamenta seu trabalho no condicionamento e reabilitação de bailarinos.

Joseph deixa um legado de 500 exercícios fundamentos em princípios filosóficos, como Powerhouse ou centro de força, concentração, respiração, repetição, equilíbrio e simetria, ritmo ou movimento fluido, contrologia, sendo estes que definem a pratica de seu método.

Qual o princípio do método Pilates mais importante para manter a estabilidade lombo-pélvica e prevenir a dor lombar?

Powerhouse ou Centro de Força

(Pilates, 1945)

Joseph Pilates defini Powerhouse como uma área que abrange os ombros e os quadris, área do tronco sendo anterior, lateral e posterior com a região mais importante, a zona infra umbilical, por estar localizada a centro de gravidade do corpo. Joseph acreditava que a saúde da coluna vertebral estava diretamente relacionada ao Powerhouse saudável. Conceito de Powerhouse saudável é um powerhouse forte e flexível. Este conceito ele demonstrou ao longo de sua vida.

Foto de Joseph aos 52 anos e 82 anos
Zona Neutra x Zona de Estabilização

Fundamentada na teoria de estabilidade articular do Panjabi (1992), onde diz que a estabilidade articular é mantida pela interação do sistema de controle sistema nervoso central, sistema passivo articular e sistema ativo muscular, pois esses são interligados e interdependentes. Na coluna vertebral além da interrelação desses 3 sistemas é necessário manter a zona neutra estável durante a mobilidade articular. A zona neutra é um área de maior congruência articular, menor cisalhamento. A coluna vertebral é um eixo móvel, para que essa zona neutra se mantenha é necessário preservar a estabilidade dinâmica e a mobilidade desses sistemas muscular, articular e neural.

Devido aos desequilíbrios biomecânicos, alterações posturais, desequilíbrios miofasciais, desequilíbrios de cadeias musculares, hábitos de vida, de trabalho, o sistema de mobilidade da coluna vertebral pode sofrer de falta de movimento, o qual chamamos de hipomobilidade, ou de excesso de movimento o qual chamamos de hipermobilidade.

Tanto na hipomobilidade quanto na hipermobilidade a zona neutra sofre alterações, e esta pode ser umas das causas de dor lombar.

Hipomobilidade x Zona Neutra

Nos casos de hipomobilidade da coluna vertebral, a zona neutra é diminuída.

Hipomobilidade x Zona Neutra

Hipermobilidade x Zona Neutra

Nos casos de hipermobilidade da coluna vertebral a zona neutra expandida Para que a coluna seja saudável a mobilidade vertebral deve ser mantida em equilíbrio na dosagem correta, nem muito e nem pouco.

Hipermobilidade

Eaí, você tem muitos pacientes com dor lombar? Já aplica estes conceitos na hora de escolher os exercícios?

Preparamos um e-book com 10 exercícios de Pilates Contemporâneo para prevenção a dor lombar, aproveita e faz o download pra saber ainda mais.

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou envie um e-mail para [email protected]

Ingrid Quartarolo

Ingrid Quartarolo

Fundadora do Pilates Contemporâneo®, Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Desporto e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Com reconhecimento internacional pela investigação na área do Pilates, Ingrid é uma das poucas profissionais que viveram e aprenderam diretamente com discípulos de Joseph Pilates. Ingrid especializou-se no método Pilates pelas melhores escolas mundiais - Estados Unidos, Canadá, Argentina, Inglaterra, Brasil e Austrália. Foi na aliança entre a sua prática clínica, experiência acadêmica e profissional, que nasce o conceito do Pilates Contemporâneo®: a fusão dos principais e mais importantes conceitos de escolas como STOTT PILATES® Education (Canadá), Pilates Method Alliance® (EUA), Peak Pilates® (Holanda) e APPI® (Reino Unido). Uma formação que partilha e integra diferentes conceitos, de diferentes escolas, que estão na base do crescimento e progressão do Pilates.